sábado, 30 de janeiro de 2016

Homens e Mulheres Sapiens

Quando era mais jovem, devo estar ficando velho, sempre que via uma mulher defendendo o feminismo já via essa defesa como algo radical, pensava comigo: “isso é um exagero”. Na sociedade atual os direitos são iguais, o que pesa para alguem estar ou não em determinada posição é definido por sua competência, não por seu gênero e mais do que isso, pensava que a sociedade conseguia enxergar as coisas assim, mas depois de uma reflexão profunda vi o quão enganado estava.

Mesmo no seculo XXI as desigualdades de oportunidades, salários ou o próprio olhar da sociedade, para comportamentos de homens e mulheres, difere muito, um exemplo de algo que escuto muito quando as pessoas se referem a mulheres que estão em cargos de chefia ou destaque é:

“Fulana só chegou ali por que deu para as pessoas certas” ou “Fulana na verdade é uma puta que dá para o seu chefe”. Se essa mulher sonhar em galgar espaços maiores esses comentários só vão piorando... “Fulana só está ali por que é mulher do beltrano”,  “A fulana? puta, puta, puta, dá pra todo mundo, alias só não dá pro marido”. Competência e capacidade nunca são vistas.

Você pode até estar pensando, assim como eu pensava quando era mais jovem, que isso é normal, que todo mundo que decide seguir na vida publica sofre com isso, mas não é. Tenho uma coisa pra te dizer: se você ainda não percebeu, somos doutrinados para achar que ser machista é o normal e o que foje disso é radical, estranho, coisa desse povo de esquerda, dessas mulheres que não raspam o “sovaco” ou depilam as pernas.

Você pode, assim como eu, (já descobri que era um perfeito modelo de homo que acha que sapiens), achar que isso é coisa de mulheres que não se dão ao repeito, por que se a mulher for seria esta terá o devido respeito, e por vezes, algumas mulheres acreditam nisso e tentam adquirir posturas mais duras e sisudas para inibir esses comentários, por que se uma mulher sorrir demais sempre desconfiamos, mas mesmo essa postura mais sisuda não deixa de gerar o comentário rotineiro; “fulana... é sapatão, mal amada, ta precisando é de alguem que coma ela direito”.

Sinceramente eu não sei o que me levou a escrever isso, nem quero aqui ser melhor que qualquer um dessas rodas, cometo meus deslizes, por vezes julgo de forma equivocada, mas eu não posso deixar de parabenizar as mulheres que entram na vida publica, pois eu sei que deve ser muito difícil enfrentar esses preconceitos e comentários, e mais difícil ainda é fazer com que nos homens compreendamos isso e respeitemos, acho que essas mulheres que entram na vida publica devem ser aquelas mulheres sapiens que a Dilma saudou e que até agora nos homos não sapiemos o porque.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário