quinta-feira, 12 de junho de 2008

“ Nos queremos viver”

E com profundo pesar e esperança que nesse ano completa-se 20 anos sem Chico, porém ele continua cada vez mais vivo na luta de seu povo, e seus ideais continuam presentes na construção de nossa sociedade, a sua partida antecipada por defender os interesse da Amazônia frente a seus inimigos, representa o plantio de uma semente, que morrendo termina por gerar a vida, no coração de cada um morador dessa imensa mãe chamada floresta, nosso grande Chico, representa um marco, onde, fez-se necessário sua partida para que os holofotes do globo fossem direcionados paras os problemas reais que as florestas e suas sociedades enfrentam.

Chico homem da floresta de coração, e da sociedade por opção, uniu os interesses da população com os da floresta, esteve sempre à frente de sua época, em quanto eram pensados um desenvolvimento predatório, com exploração desmedida das florestas, ou um ambientalismo extremista sem a presença humana, Chico via na junção dos dois a solução para o planeta, mostrando a possibilidade de o homem viver junto à floresta extraindo dela sua vida, mais sem retirar por isso a vida dela.

Por tudo isso e, principalmente, pela imensa necessidade de se restabelecer de forma cada vez mais forte e consistente a aliança entre o homem e a floresta e que se propõe que este ano seja o Ano Chico Mendes. Um grito nos quatro cantos do país e do mundo pela luta em defesa da floresta e de suas sociedades.

O Ano Chico Mendes é um ultimato para todos engajarem-se nessa luta. Que esse ano seja um marco, uma renovação de votos entre os homens e as florestas, numa nova afirmação da aliança de que a aldeia global não independe da floresta, e um chamado de alerta para raça humana, e suas formas predatórias de dominação. Um clamor da floresta e seu povo, um pedido para viver.

Chico Mendes Vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário