sexta-feira, 24 de julho de 2009

Experiência um dia teremos – jovens e o mercado de trabalho.


“Acordo, não tenho trabalho, procuro trabalho, quero trabalhar.

O cara me pede o diploma, não tenho diploma, não pude estudar.

E querem que eu seja educado, que eu ande arrumado, que eu saiba falar

Aquilo que o mundo me pede não é o que o mundo me dá.

Consigo um emprego, começa o emprego, me mato de tanto ralar.

Acordo bem cedo, não tenho sossego nem tempo pra raciocinar.

Não peço arrego, mas onde que eu chego se eu fico no mesmo lugar?

Brinquedo que o filho me pede, não tenho dinheiro pra dar.

Escola, esmola!

Favela, cadeia!

Sem terra, enterra!

Sem renda, se renda!

Não! Não!!”


Trecho da canção “Ate Quando” de Gabriel Pensador.

Um dos grandes desafios da juventude atual é sua inserção no mercado de trabalho, o jovem ao buscar um emprego enfrenta primeiro um grande paradoxo que é a exigência de experiência, exige-se experiência de um individuo jovem que ainda esta na busca de seu primeiro emprego, a segunda barreira é a qualificação profissional, como esse jovem pode ter essa qualificação necessária se não é oportunizado para ele essa tal qualificação.


O fator qualificação mostra-se aqui como o grande desafio da juventude na questão trabalho. O Brasil preconizou um modelo de educação onde o jovem ingressa no ensino formal, quando este tem a sorte de fazê-lo, segue do ensino fundamental ao médio estudando diversas disciplinas, ao concluir o ensino médio existem poucas alternativas para esse jovem, ou ele consegue suprir as deficiências educacionais sistêmicas e passa em um vestibular conseguindo o inimaginável cursa um nível superior, ou ele vai assumir o papel e sumir no papel da estatística aumentando a fila do desemprego, utilizando pouco ou nada do que ele aprendeu durante toda a sua vida de estudante, em um mercado com vagas, os jovens não são qualificados para preenchê-las.


Outro fator que deve ser observado, e principalmente num momento como esse que o mundo enfrenta uma das maiores crises econômicas e recessões já vista na historia, é quem são os primeiros a ser demitido dentro de uma busca de enxugar os quadros, esse prêmio é concedido aos jovens que por possuir pouca ou nem uma experiência e vê seu emprego ameaçado dia após dia, na UE o numero de jovens desempregados supera hoje a casa dos 5 milhões, isso em uma economia dita desenvolvida e onde as leis trabalhistas são extremamente mais rígidas, no Brasil dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho) de 2006 mostram que 67% dos jovens brasileiros estavam desempregados, isso em um período onde a crise ainda não figurava como grande destruidora de empregos e economias globais, se formos pra um recorte mais preciso esse numero sobe se o espaço de amostragem for entre as mulheres, e mais ainda se for entre negros.

Isso nos mostra que quando a questão é empregos ainda temos muito a debater e avançar na busca de um país melhor e que tenha um olhar mais jovem, hoje o Brasil é o terceiro no mundo no numero de jovens empreendedores, mostrando que o país tem tudo pra ser referencial na aplicação de políticas jovens que os jovens desse país estão ai pra fazer a diferença, há um numero crescente de jovens participando de empreendimentos da economia solidaria, cada vez mais os jovens permanecem nos campos e florestas, mostrando que a juventude quer manter suas raízes, lutam por uma economia mais justa, acreditam em outro mundo
, porém frente ao numero de jovens desempregados que incham os bairros, e terminam a margem da sociedade, por não ter uma sociedade que os inclua, esses números são irrisórios, o desafio está lançado.

"Muda, que quando a gente muda o mundo muda com a gente.
A gente muda o mundo na mudança da mente.

E quando a mente muda a gente anda pra frente.

E quando a gente manda ninguém manda na gente.

Na mudança de atitude não há mal que não se mude nem doença sem cura.

Na mudança de postura a gente fica mais seguro, na mudança do presente a gente molda o futuro!"

Trecho da canção “Ate Quando” de Gabriel Pensador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário